Produção
Publicações
| Livros | Capítulos de Livros | Artigos em Revistas, Periódicos e Anais de Congresso |

a) Livros

BICUDO, M. A. V. (Org.); MEDEIROS, Cleide Faria de; MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira; D'AMBRÓSIO, Ubiratan; FRANKSTEIN, Marilyn. Educação Matemática. São Paulo: Centauro Editora 2005. V. 1. 140 P.
MENEGHETTI, Renata C.G.(Org.) “Educação Matemática: vivências refletidas”.São Paulo: Centauro Editora, 2006, 160p. : il. ISBN- 85-88208-79-2
MENEGHETTI, R.C.G. “Intuição, Razão e Experiência na Constituição do Conhecimento Matemático: um percurso histórico-filosófico- Contribuição às Filosofia, História e Educação Matemáticas” (aguardando publicação).
KALINKE, M. A (Org.) ; MOCROSKY, L. F. (Org.) . Educação Matemática: pesquisas e possibilidades. 1. ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015. v. 1. 188p
MOCROSKY, L. F.; FREIRE, E. C. (Org.) . Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização. Caderno 09. 1. ed. Brasília: MEC, SEB, 2015. v. 1. 104p .
ROSA, M.; BAIRRAL, M. A. (Org.) ; AMARAL, R. B. (Org.) . Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2015. v. 1. 310p .
BICUDO, M. A. V.. Pesquisa em Educação matemática: Concepções e Perspectvas. 6ª. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2014. v. 1. 313p .
BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI. Ciberespaço Possibilidades que abre ao mundo da educação. 1ª. ed. Livraria da Física, 2014. v. 01. 417p .
KLUTH, V. S.; SILVA, J. A. (Org.) . Cadernos de Licenciatura -Ciências Aproximações e distanciamnetos no ensino de ciêncais e matemática: questões d eidentidade da área no âmbito filosófico e institucional. 1. ed. São Paulo: Porto de ideias, 2013. v. 1. 91p .

b) Capítulos de Livros

BICUDO, M. A. V. Apresentação do livro “Educação Matemática - vivências refletidas”. In: Renata Cristina Geromel Meneghetti. (Org.). Educação Matemática - Vivências refletidas. São Paulo: Centauro Editora 2006, v. 1ª ed., p. 7-8.
BICUDO, M. A. V. Um ensaio sobre o conhecimento encarnado. In: Renata Cristina Geromel Meneghetti. (Org.). Educação matemática - vivências refletidas. São Paulo: Centauro Editora. 2006, v. 1ª edi, p. 15-34.
PAULO, R.M.; UTUARI, S. S. Encontros estéticos entre Arte e Matemática: uma vivência interdisciplinar nos cursos de formação de professores. In: Formação de Professores e Estágios Supervisionados: relatos, reflexões e percursos. 1 ed. São Paulo: Andross Editora, 2006. P. 29 – 58.
SOUSA, A. S.; SOUZA, A. A.; PAULO, R. M. A vivência da metodologia Institucional Aprender na Prática: relato de uma experiência no curso de licenciatura plena em Matemática. In: Aprender na Prática: experiências de Ensino e Aprendizagem. 1 ed. São Paulo: Edições Inteligentes, 2007. p. 25 – 32.
MENEGHETTI, Renata C.G. ” Pensando uma Filosofia da Educação matemática à Luz da História e da Filosofia da Matemática” in MENEGHETTI, Renata C.G.(Org.) “ Educação Matemática: vivências refletidas” . São Paulo: Centauro Editora, 2006, 160p. : il. pp.57-78.
MENEGHETTI, Renata C.G. Introdução do livro: “Educação Matemática: vivências refletidas” in MENEGHETTI, Renata C.G.(Org.) – São Paulo: Centauro Editora, 2006, 160p. : il.pp. 9-14.
BARRETO, M. F. T. ; KLUTH, V. S. . O número: compreensões no mundo-vida. In: Maria de Fátima Texeira Barreto. (Org.). Fenomenologia Escola e Conhecimento. 1ed.Goiâna: Cânone Editorial, 2013, v. 1, p. 125-144.
BARRETO, M. F. T. ; TEXEIRA, R ; KLUTH, V. S. . Sistema de numeração decimal e operações em perfis. In: Carlos Cardoso Silva;Sandra Valéria Limonta. (Org.). Anos iniciais do ensino fundamental:política, gestão, formação de professores e ensino. 1ed.São Paulo: Editora Mercado das Letras, 2015, v. 1, p. 259-284.
BICUDO, M. A. V.. A Pós-Graduação em Educação Matemática de Rio Claro: historiando sua trajetória. In: Nardi, Roberto; Gonçalves, Terezinha Valim Oliver. (Org.). A Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. 1ªed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. , p. 85-97.
BICUDO, M. A. V.. Educação para a ciência: focando o ensino de ciência e o de matemática. In: Silva, José Alves da & Kluth, Verilda S.. (Org.). Aproximações e distanciamentos no ensino de ciências e matemática : questões de identidade da área no âmbito filosófico e institucional. 1ªed.São Paulo: Porto de Ideias, 2013, v. , p. 15-27.
BICUDO, M. A. V.. Entropia como constituinte da intersubjetividade. In: Carlos Diógenes Tourinho. (Org.). Origens e caminhos da fenomenologia. 1ªed.Rio de Janeiro: Booklink, 2014, v. 1, p. 104-118.
BICUDO, M. A. V.. Um ensaio sobre concepções a sustentarem sua prática pedagógica e produção de conhecimento (da Educação Matemática. In: Flores, C.R. e Cassiani, S.. (Org.). Um ensaio sobre concepções a sustentarem sua (da educação matemática) prática pedagógica e produção de conehcimento. 1ªed.Campinas: Mercado das Letras, 2013, v. 01, p. 17-40.
BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI. A perplexidade:ser-com-o-computador e outras mídias. In: Bicudo, Maria Aparecida Viggiani (org). (Org.). Ciberespaço Possibilidades que abre ao mundo da educação. 1ªed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. 1º, p. 37-66.
BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI. Introdução. In: Bicudo, Maria Aparecida Viggiani (org). (Org.). Ciberespaço Possibilidades que abre ao mundo da educação. 1ªed.São Paulo: Editora Livro da Física, 2014, v. 1º, p. 15-34.
CLARETO, S. M. ; CAMMAROTA, G. . Professores de matemática em formação: invenções e (sub)versões. In: Beatriz Silva D'Ambrósio; Celi Espasandin Lopes. (Org.). Ousadia criativa nas práticas de educadores matemáticos. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, v. , p. 65-86.
COELHO, F. S. ; BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI . Humanos com mídias: uma leitura hermenêutica de seu significado. In: Bicudo, Maria Aparecida Viggiani (org). (Org.). Ciberespaço Possibilidades que abre ao mundo da educação. 1ªed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. 1º, p. 67-91.
DETONI, A. R.. O estar-presente a distância: possíveis contribuições de Martin Heidegger. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). O estar-presente a distância: possíveis contribuições de Martin Heidegger. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 93-108.
FIGUEIREDO, O. A.. A questão do sentido em computação.. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Ciberespaço: possibilidades que se abrem ao mundo da educação. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. , p. 109-149. KLUTH, V. S.; MOURA, S. P. R. . Preâmbulos investigativos sobre o uso de softwares como ato propulsor do pensar matemático. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Ciberespaço - Possiblidades que abre ao mundo da educação. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 221-247.
GUIMARAES, F. A. S. ; MOTA ; VENTURIN, J. A. . UM ESTUDO SOBRE O JOGO TORRE DE HANÓI COMO POSSIBILIDADE PARA ARTICULAR O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA E POTENCIAÇÃO. In: Carine Haupt et al.. (Org.). PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 1ed.Palmas: Nagô, 2013, v. 1, p. 149-156.
KALINKE, M. A ; MOCROSKY, L. F. . Objetos de aprendizagem e lousas digitais: uma Experiência no Curso de Licenciatura em Matemática. In: Adriana Richit. (Org.). In: Adriana Richt. (Org.). TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO: perspectivas teóricas e metodológicas sobre formação e prática docente. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 57-86.
KLUTH, V. S.. Reflexões sobre o ensino de ciêncais da natureza e matemática em ação conjunta. In: Verilda Speridião Kluth;Jo´se Alves da Silva. (Org.). Cadernos d elicencaitura - Ciências Aproximações e distanciamento no ensino de ciêncais e matemática: questões d eidentidade da área no ambito filosófico e institucional. 1ed.São Paulo: Porto de ideias, 2013, v. 1, p. 18-28.
LAMMOGLIA, B. ; MISSE, B. H. L. . Possibilidades de avaliação de rendimento escolar em plataformas de cursos de Educação a Distância. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Ciberespaço: possibilidades que se abrem ao mundo da educação. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 181-214.
MOCROSKY, L. F. ; MONDINI, F. ; BAUMANN, A. P. P. . A EAD na perspectiva da legislação brasileira. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Ciberespaço. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2014, v. , p. 153-184.
MOCROSKY, L. F.. A POSTURA FENOMENOLÓGICA DE PESQUISAR EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: Marco Aurélio Kalinke; Luciane Ferreira Mocrosky. (Org.). Educação Matemática: pesquisas e possibilidades. 1ed.Curitiba: Ed. UTFPR, 2015, v. 1, p. 139-156.
MOCROSKY, L. F.; FREIRE, E. C. . Tempo-espaço na infância: Vivências compartilhadas. In: Luciane Ferreira Mocrosky; Eleta de Carvalho Freire. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização (caderno 9). 1ed.Brasilia: MEC, SEB, 2015, v. 9, p. 86-88.
MOCROSKY, L. F.; MONDINI, F. ; BAUMANN, A. P. P. . A EaD na perspectiva da legislação brasileira. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Ciberespaço: possibilidades que abre ao mundo da educação. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. 1, p. 153-184.
MOKROSKI, L. F. ; PAULO, R. M. ; LIMA, W. C. . O Sistema de Numeração indo-arábico. In: Carlos Alberto Vianna e Emerso Rolkouski. (Org.). Material de Formação de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal. 1ed.Brasilia: Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Educação Básica, 2014, v. ´3, p. 33-37.
MOKROSKI, L. F. ; PAULO, R. M. ; LIMA, W. C. . Um pouco da História do SND. In: Carlos Alberto Vianna e Emerso Rolkouski. (Org.). Material de Formação de Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal. 1ed.Brasilia: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica, 2014, v. 3, p. 24-26.
MOKROSKI, L. F. ; PAULO, R. M. ; SILVA, S. D. . A contagem e o universo infantil. In: Carlos Roberto Vianna; Emerson Rolkouski. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: quantificação, registros e agrupamento. 1ed.Brasilia: Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Educação Básica, 2014, v. 2, p. 62-68.
OLIVEIRA, M. C. ; DETONI, A. R. . Maria Queiroga. In: Wagner R Valente. (Org.). Educadoras Matemáticas: Memórias, Docência e Profissão. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2013, v. 1, p. 209-228.
PAULO, R. M ; MONDINI, F. ; SOUZA, A. C. . A produção do conhecimento geométrico: experiência vivida com simetria. In: Laurence Duarte Colvara, José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). NÚCLEOS DE ENSINO DA UNESP: Metodologias de Ensino e a Apropriação de Conhecimento pelos Alunos. 1ed.São Paulo: UNESP, 2015, v. 2, p. 135-151.
PAULO, R. M.; FERREIRA, M. J. A. . Ciberespaço: entendendo o diálogo e as possibilidades de formação do professor de matemática. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Ciberespaço: possibilidades que se abrem ao mundo da educação. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014, v. , p. 313-341.
RICHIT, A. ; MOCROSKY, L. F. ; KALINKE, M. A . TECNOLOGIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA: TENSÕES E PERSPECTIVAS EVIDENCIADAS NO DIÁLOGO ENTRE TRÊS ESTUDOS. Educação Matemática: pesquisas e possibilidades. 1ed.Curitiba: Ed. UTFPR, 2015, v. 1, p. 115-138.
ROSA, M.. Cyberformação com Professores de Matemática: desvelando práticas de forma/ação que podem vir ao encontro da insubordinação criativa. In: Beatriz Silva D'ambrosio, Celi Espasandin Lopes. (Org.). Ousadia Criatiiva nas Práticas de Educadores Matemáticos. 1ed.Campinas (SP): Mercado das Letras, 2015, v. 1, p. 221-246.
ROSA, M.. Cyberformação com Professores de Matemática: interconexões com experiências estéticas na cultura digital. In: Maurício Rosa; Marcelo Almeida Bairral; Rúbia Barcelos Amaral. (Org.). Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação Matemática: pesquisas contemporâneas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 57-96.
ROSA, M.; BAIRRAL, M. A. . Curriculum and Collaborative Work in Schools: evidence of creative insubordination in mathematics lessons. In: Beatriz Silva D'ambrosio, Celi Espasandin Lopes. (Org.). Creative Insubordination in Brazilian Mathematics Education Research. 1ed.Raleigh, NC: Lulu Press, 2015, v. 1, p. 171-185.
ROSA, M.; SEIDEL, D. J. . Cyberformação com Professores de Matemática: desvelando o movimento de perceber-se como professor online. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Ciberespaço: possibilidades que abrem ao mundo da educação. 1ed.São Paulo: Livraria da Físisca, 2014, v. 1, p. 339-402.
TEIXEIRA, M. F.; NASCIMENTO, F. C. . Jogos Digitais e Educação Infantil. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Ciberespaço: possibilidades que se abrem ao mundo da educação. 01ed.Sao Paulo: Liraria da Física, 2014, v. 01, p. 245-277.
TEIXEIRA, M. F.; TEIXEIRA, R.A.G. . Softwares e vídeos nas aulas de matemática dos anos iniciais: mediação como abertura para o diálogo. In: Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues; Juliana Guimarães Faria; Gabriella Luccianni Morais Souza Calaça. (Org.). Educação, comunicação, mídias e tecnologias: processos de formação acadêmica. 1ed.Goiânia: Cânone Editoração Ltda, 2013, v. 0, p. 81-96.
VECE, J. P. ; MOKROSKI, L. F. ; PAULO, R. M. . Diferentes enfoques no ensino de número. In: Carlos Roberto Vianna, Emerson Rolkouski. (Org.). Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: quantificação, registros e agrupamento. 1ed.Brasilia: Ministério da Educação e Cultura/Secretaria de Educação Básica, 2014, v. 2, p. 55-61.
ZENI, J. R. de R. ; Lacaz, T. M. V. S. ; PAULO, R. M. ; JAHN, A. P. ; SILVA, H. ; PENTEADO, M.G. . Matemática FEG/IGCE: Sentidos e Possibilidades de Parcerias. In: Maria de Lourdes Spazziani; Sueli Guadalupe de Lima Mendonça. (Org.). Cadernos Prograd - Iniciação à Docência: PIBID 2009/2012. 1ed.São Paulo: Universidade Estadual Paulista - Pró-Reitoria de Graduação, 2014, v. único1, p. 119-127.

c) Artigos em revistas, periódicos e anais de congresso

BICUDO, M. A. V. A Pesquisa rigorosa segundo a abordagem fenomenológica. ANAIS. V Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XI Simpósio Paulista de Educação Física. Rio Claro: 2007.
BICUDO, M. A. V.; SZYMANSKI, H. A relação escola-família-comunidade: uma perspectiva fenomenológica. Revista da Abordagem gestáltica, v. XII, p. 137-150, 2006.
BICUDO, M. A. V.. A pesquisa Qualitativa e suas Questões Filosóficas e Científicas. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 11, p. 91-107, 2006.
BICUDO. M. A. V. Tradução do inglês para o português. Skovsmose, Ole. Travelling through Education: uncertainty, mathematics, responsibility”. São Paulo: Cortez Editores. (no prelo).
BICUDO, M. A. V. O tempo-vivido na vivência da mudança da prática de ensino de matemática. In: III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006, Águas de Lindóia. ANAIS do IIII SIPEM. Curitiba: UFPR, 2006. v. único.
BICUDO, M. A. V. Educação, Ética e fenomenologia. In: III Seminário de Estudos e Pesquisa Qualitativos, 2006, São Bernardo do Campo. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa Qualitativa e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir Ética na Pesquisa, 2006. P. 1-14
BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação Matemática em uma perspectiva fenomenológica: mudança na prática de ensino do professor de matemática. In: III Seminário de Estudos e Pesquisa Qualitativos, 2006, São Bernardo do Campo. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006. P. 1-16
BICUDO, M. A. V. A origem da Geometria (tradução de Husserl, E. The origin of Geometri.In: The Crisis of European Science: Northwertern University Press, 1970) www.sepq.org.br ,2006
BICUDO, M. A. V. Discurso em Memória (Tradução de Heidegger, M. “memorial address”. In Discourse on Thinking. New York: Harper & Row, publishers, 1966) www.sepq.org.br, 2006
BICUDO, M. A. V. Pesquisa Qualitativa: Significados e a razão que a sustenta. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 07-26, 2005.
BICUDO, M. A. V. Mudança na Prática de ensino do professor de Matemática: uma pesquisa qualitativa em fenomenologia. In: V CIBEM - Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, 2005, Porto. ACTAS. Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2005
BICUDO, M. A. V Mathematics on Husserl's conception. In: II OPO Meeting and II Encuentro OOF, 2005, Lima. ANAIA - PUBLICADO EM CD-ROM. Lima: OPO and OOF, 2005.
BICUDO, M. A. V Fenomenologia e matemática. In: V CIBEM, 2005, Porto. Anais do V Congresso Ibero-Americano de Educação matemática, 2005.
BICUDO, M. A. V. Phenomenology and Mathematics. In: II Organization of Phenomenological Organizations Meeting, 2005, Lima. ANAIS del II OPO. Lima: PUC/Peru, 2005. p. 1-12
BICUDO, M. A. V. Compreendendo o pensamento sistêmico e a educação como poieses. In: V CIBEM, 2005, Porto. Anais do V CIBEM Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática. Porto, 2005. p. 1-2
PAULO, R. M. UTUARI, S. S. Stetic crossing between art and Mathematics: A interdisciplinary experience in teacher education courses. In: Congress InSEA: Interdisciplinary Dialogues in Arts Education. Viseu. Portugal, 2006.
PAULO, R. M. DIAS, M. A. Estudo do “Topos” dos alunos do Ciclo I do Ensino fundamental nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC. Florianópolis, SC, 2006
PAULO, R. M. DIAS, M. A. Níveis de Conhecimento e Flexibilidade Cognitiva no Ensino Fundamental I. Anais do XI Encontro Baiano de Educação Matemática. Bahia, julho de 2005.
PAULO, R. M.; DIAS, M. A.. As concepções de círculo e circunferência no Ensino Fundamental I. Anais do XI Encontro Baiano de Educação Matemática. Bahia, julho de 2005.
PAULO, R. M.; DALCIN, A.; CARDOSO, V. C. Percebendo a Matemática em sua dimensão estética sensível: uma proposta pedagógica. In: III Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Universidade Luterana do Brasil. Canoas. Rio Grande do Sul, 2005.
ANASTACIO, M. Q. A.. Pesquisa Qualitativa: Concepções e Perspectivas. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 11, p. 189-198, 2006.
ANASTACIO, M. Q. A CIÊNCIA E A MATEMÁTICA NUM ENFOQUE FENOMENOLÓGICO: CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS À MATEMÁTICA ESCOLAR. IN: RENATA CRISTINA GEROMEL MENEGHETTI. (ORG.). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS REFLETIDAS. SÃO PAULO: CENTAURO, 2006, V. ÚNICO, P. 79-94
BAIER, T. Relatório IISIPEM. In. Educação Matemática – Vivências refletidas. Renata Cristina Geromel Meneghetti (org.) São Paulo: Centauro, 2006. ISBN 85 – 88208 – 79 – 2
BAIER, T. Fenomenologia e Educação: um enfoque histórico-filosófico. Anais do Colóquio: Filosofia e Educação - Desafios e Perspectivas. 19 e 20 de outubro de 2006 – FURB - Blumenau SC - ISBN 85 – 7114 – 172 – X
BAIER, T.; SCHWERT, S.L. Trabalhando a geometria analítica com a postura fenomenológica. Anais do III SIPEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática). Águas de Lindóia – SP – 10 a 14 de outubro de 2006. ISBN 85-89799-09-3
BAIER, T. Gestão institucional e fenomenologia. Co-autora: Maria Aparecida Viggiani Bicudo UNESP (Rio Claro).Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos &V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir (http://www.sepq.org.br). Universidade Metodista de São Paulo 1 a 3 de junho de 2006
BAIER, T. A função do 2º grau: uma possibilidade de abordar, no ensino médio, aspectos da teoria do caos ligados as questões ecológicas. Anais do III Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 20 a 22 de outubro de 2005 – ULBRA – Canoas – Rio Grande do Sul - ISBN 85-7528-154-2
BAIER, T. Tópicos da matemática em pesquisas quantitativas e qualitativas: aspectos históricos. Anais do II Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos - A pesquisa qualitativa em debate. Universidade do Sagrado Coração. Bauru. 25 a 27 de março de 2004
BAIER, T. Curvas que preenchem planos: um tema para um currículo atual, com enfoque etnomatemático. Anais do V ANPEd Sul (Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul) 27 a 30 de abril de 2004 - Curitiba – PR - ISBN 85 – 7292 – 111 - 7
BAIER, T.; GOTTARDI, J De Arquitectura Libri Decem de Marcus Vitruvius Pollio. Anais do SPHEM: Possibilidades de Diálogos. 1º Seminário Paulista de História e Educação Matemática. P. 657 – 662. São Paulo, 2005. IME-USP
BAIER, T. Compreendendo o pensamento sistêmico e a educação como poíesis. Pôster. V Congresso ibero-americano de educação matemática (V CIBEM) 17 a 22 de julho de 2005. Universidade do Porto (Portugal).
KLUTH, V. S. (Org.) . Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir. São Paulo: SE&PQ, 2006. v. 1.
KLUTH, V. S.; OLIVEIRA, E. S. M. ; ALONSO, R. . A ética intríseca a uma pesquisa educacional-matemática merleau-pontyana. In: III-Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos & V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006, São Bernardo. Anais III Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir. São Paulo : SE&PQ, 2006. v. 1.
KLUTH, V. S. Ciências exatas e ciências da religião: aproximações? distanciamentos?. In: III-Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos & V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006, São Bernardo. Anais - III Seminário Internacional de Pesquisa e estudos Qualitativos & V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir. São Paulo: SE&PQ, 2006. v. 1.
KLUTH, V. S. Um estudo introdutório da abstração como idealização. In: III - Seminário internacional de pesquisa em educação matemática, 2006, Águas de lindóia. III - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Recife: SBEM, 2006. v. 1.
KLUTH, V. S. Formação de professores: simetria matemática e tempo vivido. In: Renata Cristina Geromel Meneghetti. (Org.). Educação matemáitca - vivências refletidas. 1 ed. São Paulo: Centauro, 2006, v. 1, p. 121-135.
KLUTH, V. S.; SANTOS, T. ; TRISTAO, M. L. (Orgs). Caderno de Resumo - II seminário de pesquisa e Estudos Qualitativos. 1. ed. Bauru: , 2004. v. 1.
KLUTH, V. S. Ensaio/Resenha: Modern Algebra and the Rise of Mathematical Strutures. Revista brasileira de história da matemática, Rio Claro, v. 4, n. 7, p. 97-102, 2004.
KLUTH, V. S.; BICUDO, M. A. V.; PAULO, R. M. Philosophy of Mathematics Education. Phylosophy of Mathematics Education Journal, v. 18, 2004.
KLUTH, V. S. Uma visão fenomenológica do pensar algébrico. In: VIII - ENEM, 2004, Recife. Anais - VIII Encontro Nacional de Educação matemática, 2004. v. 1.
KLUTH, V. S. Pesquisando a construção do conhecimento algébrico: um mergulho na história. In: V Seminário Nacional de História da Matemática, 2003, Rio Claro. Anais V seminário Nacional de História da Matemática. Rio Claro: UNESP, 2003. v. 1. p. 453-463.
KLUTH, V. S. O TEMPO VIVIDO PELO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE SIMETRIA MATEMÁTICA. IN: II - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2003, SANTOS. ANAIS II SIPEM. SÃO PAULO: SBEM, 2003. V. 1.
MENEGHETTI, R.C.G. & REDLING., J. P. Atividades Didático-Pedagógicas para o Ensino Médio de Álgebra- Caderno de Resumos do IX ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática: Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte – Minas Gerais- 18 a 21 de julho de 2007. p.56 (RESUMO)
MENEGHETTI, R.C.G. & SILVA, E. B. O Ensino Médio de Geometria por meio de uma Proposta Alternativa- Caderno de Resumos do IX ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática: Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte – Minas Gerais- 18 a 21 de julho de 2007. p.128. (RESUMO)
MENEGHETTI, R.C.G. & Asis, A.C. “ Atividades Lúdicas e Experimentais para o ensino de frações incorporadas a uma proposta pedagógica” Actas (cd-romASLV7002-2-3 0505010242-33334)V CIBEM Congresso Ibero-americano de Educação Matemática) - 17-22 de julho de 2005, Faculdade de Ciência da Universidade de Porto- Portugual (Associação dos Professores de Matemática de Portugual).
Passos, C.L;.Zuffi, E.M.; MENEGHETTI, R.C.G.; Lamonato, M. Gonçalves, J.P.; Campaña, T.C.D.; Souza, R.D; Souza, V.S.E., Souza, J.M “Investigações Geométricas no Contexto de uma Escola Pública Brasileira pedagógica” Actas (cd-romASLV7002-2-3 0505010242-33334) V CIBEM Congresso Ibero-americano de Educação Matemática) 17-22 de julho de 2005, Faculdade de Ciência da Universidade de Porto- Portugual (Associação dos Professores de Matemática de Portugual).
MENEGHETTI, R.C.G. “Desenvolvimento e aplicação de uma proposta pedagógica para o ensino e aprendizagem de matemática” in anais do IIISIPEQ e VEFAE (III Seminário Interncional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir)- de 01-03 de junho de 2006 na UNIMESP-São Paulo.SE&PQ- UNIMESP-SOBRAPE (cd-rom ISBN- 85-98623-02-2)
MENEGHETTI, R.C.G. & NAKANO, A.L. Aspectos da Concepção do Conhecimento em Husserl in anais do IIISIPEQ e VEFAE (III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir)- de 01-03 de junho de 2006 na UNIMESP-São Paulo.SE&PQ- UNIMESP-SOBRAPE (cd-rom ISBN- 85-98623-02-2)
MENEGHETTI, Renata C.G . " Uma Proposta Pedagógica para Educação Matemática" in anais III SIPEM (III Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática) G11- Filosofia da Educação Matemática- Águas de Lindóia- São Paulo- Brasil- 11 a 14 de outubro de 2006. Promoção: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Publicação em cd-rom ISBN 85-89799-09-3 (CNPJ 04.229.761/0004-13, julho/06).
MENEGHETTI, R.C.G. “A historical and philosophical analysis about logical and intuitive aspects in the constitution of mathematical knowledge”. Proceedings HPM 2004 &ESU4-ICME10 Satellite Meeting of the HPM Group:& Fourth European Summer University-History and Epistemology in Mathematics Education.( Uppsala July 12-17, 2004) Revised Edition. Edited by: F. Furinghetti, S. Kaijser and C. Tzanakis. Copyright 2006- Printed by: media-University of Crete-ISBN: 96088712-8-x.pp.601-614.
MENEGHETTI, R.C.G.Apresentação e Discussão de Uma Proposta Pedagógica para Educação Matemática, in anais da XII Conferência Interamericana de Educación Matemática,. Organizado pelo Comitê Interamericano de Educadión Matemática e pelo Grupo Internacional Comission on Matemathical Instrutuction. Local: Centenária Benemérita escuela Normal Del Estado de Querétaro “Andrés Balvanera”- Santiago de Querétaro-México- julho2007. ISBN: 978.968.9166.01.6
MENEGHETTI, R.C.G; SILVA, E.B. Abordagem Metodológica Alternativa para o Ensino Médio de Geometria, in anais da XII Conferência Interamericana de Educación Matemática,. Organizado pelo Comitê Interamericano de Educadión Matemática e pelo Grupo Internacional Comission on Matemathical Instrutuction. Local: Centenária Benemérita escuela Normal Del Estado de Querétaro “ Andrés Balvanera”- Santiago de Querétaro-México-julho de 2007. ISBN: 978.968.9166.01.6
MENEGHETTI, R.C.G. & REDLING., J. P. Atividades Didático-Pedagógicas para o Ensino Médio de Álgebra- In anais IX ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática: Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Beijo Horizonte – Minas Gerais- 18 a21 de julho de 2007. Cd- rom- ISBN: 978.85.98092.05.8. pp.1-22
MENEGHETTI, R.C.G. & SILVA, E. B. O Ensino Médio de Geometria por meio de uma Proposta Alternativa- In anais do IX ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática: Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte – Minas Gerais- 18 a21 de julho de 2007. Cd- rom- ISBN: 978.85.98092.05.8. pp.1-18
MENEGHETTI, R.C.G. & Botta, E.S. Matemática e Meio Ambiente: poluição dos lagos- In anais do IX ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática: Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte – Minas Gerais- 18 a21 de julho de 2007. Cd- rom- ISBN: 978.85.98092.05.8. pp.1-19.
MENEGHETTI, R.C.G. “Influências da Filosofia da Matemática na Filosofia da Educação Matemática”. Revista Comunicações, ano 12, no 2, novembro de 2005. (ISSN- 0104-8481) – Universidade Metodista de Piracicaba, pp. 116-132.
MENEGHETTI, R.C.G. & Nunes, A C.A. Aplicação de uma Proposta Pedagógica no Ensino dos Números Racionais. Educação Matemática em Revista: Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Ano 13- n.20/21 Dezembro de 2006.pp. 77-86
AMORIM, R.R.; AMORIM, D.G.; MENEGHETTI, R.C.G.;ROMERO, R.F.; LAMA, M.; SANCHEZ, E. O uso de uma ontologia de IMS Learning Design como meta-modelo pedagógico para representar unidades de aprendizagem. In anais do XVII SBIE: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação- SBC/Mackenzie/USP. Nov.2007- cd-rom ISBN: 978-85-7669-156-3. . (Workshop1:Modelos Pedagógicos em Educação à Distância).
MIARKA, R. Seu Deives: um estudo de caso utilizando a História Oral sob uma perspectiva nômade-deleuziana. In: III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2006, São Bernardo do Campo. III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. São Bernardo do Campo: ANAIS III SIPEQ & V EFAE, 2006. v. 1. p. 1-9.
MIARKA, R. CONCEPÇÕES DE MUNDO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E FÍSICA. IN: X ENCONTRO BRASILEIROS DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2006, BELO HORIZONTE. X EBRAPEM -, 2006. P. 1-13
MOCROSKY, L. F. A concepção de professores de matemática do ensino fundamental e médio sobre o uso de calculadoras em sala de aula. In: III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006, São Bernardo do Campo. Ética na Pesquisa, 2006.
SANTOS, M.R. Pavimentações do Plano: um estudo com professores de Matemática e Arte. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de pós-graduação em Educação Matemática, 2005, São Paulo. Anais do IX EBRAPEM, 2005.
SANTOS, M. R. Pavimentações, Matemática e Arte. In: III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006, São Bernardo do Campo. Anais do III SIPEQ e V EFAE, 2006.
BICUDO, M. A. V. ; ROSA, M. . Philosophical Aspects Present in Questions Regarding Mathematics Technology and Education. STUDIA UBB PHILOSOPHIA, v. 60, p. 47-54, 2015.
BICUDO, M. A. V.; MIARKA, R. . Metodologia de Pesquisa em Filosofia da Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 1, 2015.
CAMMAROTA, G.. Escrever a sala de aula como fabulação: problematizações entre aprendizagem e educação matemática. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 27, p. 302-306, 2015.
DA SILVA PFIFFER, CLAUDIMARA ; BAIER, TÂNIA . JOGOS PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Dynamis (FURB. Online), v. 20, p. 3, 2015.
KLUTH, V. S.; SAVANACHI, C. S. ; CARDEIRA, F. A. . Matemática e Música em sintonia: uma proposta educacional. Educação Matemática em Revista, v. 44, p. 14-20, 2015.
ROSA, M.; MUSSATO, S. . Atividade-Matemática-com-Tecnologias-Digitais-e-Contextos-Culturais: investigando o design como processo de Cyberformação com professores de matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 23-42, 2015.
BICUDO, MARIA APARECIDA VIGGIANI. Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 9, p. 7-20, 2014.
DALCIN, Andréia ; PAULO, R. M. ; CARDOSO, Virginia Cardia . A beleza Matemática: uma proposta pedagógica de sensibilização estética para o ensino de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 5, p. 56-74, 2014.
LAMMOGLIA, B. ; BICUDO, M. A. V. . Cotidiano escolar e SARESP. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 25, p. 210-241, 2014.
ORLOVSKI, N. ; KALINKE, M. A. ; MOCROSKY, L. F. . O uso das novas tecnologias: um olhar para a formação do professor que ensina matemática nos anos iniciais. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 3, p. 70-88, 2014.
PEREZ, Jeferson de Freitas ; PAULO, R. M. . Modelagem Matemática: possibilidades para um trabalho em sala de aula. Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré, v. 2, p. 2-16, 2014.
POSSAMAI, JANAÍNA POFFO ; BAIER, TANIA . Primeiros passos na álgebra: conceitos elementares e atividades pedagógicas. Dynamis (FURB. Online), v. 19, p. 72-86, 2014.
ROSA, M.; PAZUCH, V. . Contribuições ao Design Instrucional e à Cyberformação por meio do feedback de estudantes sobre HQs matemáticas interativas. Revista Acta Scientiae, v. 16, p. 138-160, 2014.
SANTOS, M. R. ; BICUDO, M. A. V. . Compreensões pré-predicativas sobre o espaço geométrico. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 227-241, 2014.
SEIDEL, D. J. ; ROSA, M. . Possibilidades da percepção fenomenológica nos procedimentos investigativos da pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, p. 407-428, 2014.
MOCROSKY, L. F.; BICUDO, M. A. V. . Um estudo filosófico-histórico da ciência e da tecnologia sustentando a compreensão de educação científico-tecnológica. Acta Scientiae (ULBRA), v. 15, p. 406-419, 2013.
OTERO-GARCIA, S.C. ; CAMMAROTA, G. . Releituras de um Estado do Conhecimento do Ensino de Análise a partir da Noção de Cognição Inventiva. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 235-260, 2013. BAIER, T.; BICUDO, M. A. V. . A criação da Inteligência Coletiva, de acordo com Pierre Lévy, em cursos de Educação a Distância. Revista Acta Scientiae, v. 15, p. 420-431, 2013.
BATISTELA, R. F.. O plágio numa atividade de um curso a distância. Acta Scientiae (ULBRA), v. 15, p. 479-506, 2013.
BAUMANN, A. P. P.. ?Pro-jeto? Pedagógico: um ensaio sobre o devir da forma-ação. Acta Scientiae (ULBRA), v. 15, p. 588-607, 2013.
BICUDO, M. A. V. ; ROSA, M. . A Presença da Tecnologia na Educação Matemática: efetuando uma tessitura com situações/cenas do filme Avatar e vivências em um curso a distância de formação de professores. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 61-103, 2013.
BICUDO, M. A. V.; KLÜBER, T. E. . A questão da pesquisa sob a atitude feneomenológica de investigação. Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 18, p. 23-40, 2013.
DETONI, A. R.; BARBARIZ, T. A. M. . O Conhecimento como Hipertexto em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.. Acta Scientiae (ULBRA), v. 15, p. 464-478, 2013.
KALINKE, M. A ; MOCROSKY, L. F. ; ESTEPHAN, V. M. . Matemáticos, educadores matemáticos e tecnologias: uma articulação possível. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 15, p. 359-378, 2013.
KLUTH, V. S.. Filosofia da Educação Matemática: Enlaces fFilosóficos da Educação Matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 01, p. 10-19, 2013. MOCROSKY, L. F. ; BICUDO, M. A. V. . Um estudo filosófico-histórico da ciência e da tecnologia sustentando a compreensão de educação científico-tecnológica. Revista Acta Scientiae, v. 15, p. 406-419, 2013.
MONDINI, F.. A Matemática Presente nas Escolas Jesuítas Brasileiras (1549-1759). Revista Acta Scientiae, v. 15, p. 507-523, 2013.
OTERO-GARCIA, S. C. ; CAMMAROTA, G. . Análise matemática e afetividade: uma resenha de três trabalhos de Roberta D'Ângela Menduni Bortoloti (RESENHA). BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online) , v. 27, p. 331-336, 2013.
PAULO, R. M.; SANTIAGO, Rosemary Aparecida ; AMARAL, C. L. . A Constituição da Identidade do Professor: uma abordagem fenomenológica. Acta Scientiae (ULBRA), v. 15, p. 572-583, 2013.
PAZUCH, V. ; ROSA, M. . As dimensões matemática, pedagógica e tecnológica na constituição de professores de matemática: apontamentos em relação aos saberes docentes. Unión (San Cristobal de La Laguna), v. 33, p. 29-37, 2013.
SEIBERT, L. G.; GROENWALD, C. L. O. ; LLINARES, S. . Observar com Sentido: uma competência importante na vida profissional do professor de Matemática. Revista Acta Scientiae, v. 15, p. 133-152, 2013.
SEIDEL, D. J. ; ROSA, M. . Percebendo o professor de matemática online usando tecnologias durante a Cyberformação. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 6, p. 110-143, 2013.
VANINI, L. ; ROSA, M. ; JUSTO, J. C. R. ; PAZUCH, V. . Cyberformação de Professores de Matemática: olhares para a dimensão tecnológica. Acta Scientiae (ULBRA), v. 15, p. 153-171, 2013.
VIEIRA, Gilberto ; PAULO, R. M. ; ALLEVATO, Norma Suely . Simetria no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso) , v. 27, p. 613-630, 2013.

Voltar