Produção
Publicações
| Livros | Capítulos de Livros | Artigos em Revistas, Periódicos e Anais de Congresso |

a) livros

BICUDO, M. A. V. (Org.); MEDEIROS, Cleide Faria de; MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira; D'AMBRÓSIO, Ubiratan; FRANKSTEIN, Marilyn. Educação Matemática. São Paulo: Centauro Editora 2005. V. 1. 140 P.
MENEGHETTI, Renata C.G.(Org.) “Educação Matemática: vivências refletidas”.São Paulo: Centauro Editora, 2006, 160p. : il. ISBN- 85-88208-79-2
MENEGHETTI, R.C.G. “Intuição, Razão e Experiência na Constituição do Conhecimento Matemático: um percurso histórico-filosófico- Contribuição às Filosofia, História e Educação Matemáticas” (aguardando publicação).

b) capítulos de livros

BICUDO, M. A. V. Apresentação do livro “Educação Matemática - vivências refletidas”. In: Renata Cristina Geromel Meneghetti. (Org.). Educação Matemática - Vivências refletidas. São Paulo: Centauro Editora 2006, v. 1ª ed., p. 7-8.
BICUDO, M. A. V. Um ensaio sobre o conhecimento encarnado. In: Renata Cristina Geromel Meneghetti. (Org.). Educação matemática - vivências refletidas. São Paulo: Centauro Editora. 2006, v. 1ª edi, p. 15-34.
PAULO, R.M.; UTUARI, S. S. Encontros estéticos entre Arte e Matemática: uma vivência interdisciplinar nos cursos de formação de professores. In: Formação de Professores e Estágios Supervisionados: relatos, reflexões e percursos. 1 ed. São Paulo: Andross Editora, 2006. P. 29 – 58.
SOUSA, A. S.; SOUZA, A. A.; PAULO, R. M. A vivência da metodologia Institucional Aprender na Prática: relato de uma experiência no curso de licenciatura plena em Matemática. In: Aprender na Prática: experiências de Ensino e Aprendizagem. 1 ed. São Paulo: Edições Inteligentes, 2007. p. 25 – 32.
MENEGHETTI, Renata C.G. ” Pensando uma Filosofia da Educação matemática à Luz da História e da Filosofia da Matemática” in MENEGHETTI, Renata C.G.(Org.) “ Educação Matemática: vivências refletidas” . São Paulo: Centauro Editora, 2006, 160p. : il. pp.57-78.
MENEGHETTI, Renata C.G. Introdução do livro: “Educação Matemática: vivências refletidas” in MENEGHETTI, Renata C.G.(Org.) – São Paulo: Centauro Editora, 2006, 160p. : il.pp. 9-14.

c) artigos em revistas, periódicos e anais de congresso

BICUDO, M. A. V. A Pesquisa rigorosa segundo a abordagem fenomenológica. ANAIS. V Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XI Simpósio Paulista de Educação Física. Rio Claro: 2007.
BICUDO, M. A. V.; SZYMANSKI, H. A relação escola-família-comunidade: uma perspectiva fenomenológica. Revista da Abordagem gestáltica, v. XII, p. 137-150, 2006.
BICUDO, M. A. V.. A pesquisa Qualitativa e suas Questões Filosóficas e Científicas. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 11, p. 91-107, 2006.
BICUDO. M. A. V. Tradução do inglês para o português. Skovsmose, Ole. Travelling through Education: uncertainty, mathematics, responsibility”. São Paulo: Cortez Editores. (no prelo).
BICUDO, M. A. V. O tempo-vivido na vivência da mudança da prática de ensino de matemática. In: III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006, Águas de Lindóia. ANAIS do IIII SIPEM. Curitiba: UFPR, 2006. v. único.
BICUDO, M. A. V. Educação, Ética e fenomenologia. In: III Seminário de Estudos e Pesquisa Qualitativos, 2006, São Bernardo do Campo. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa Qualitativa e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir Ética na Pesquisa, 2006. P. 1-14
BICUDO, M. A. V. Pesquisa em educação Matemática em uma perspectiva fenomenológica: mudança na prática de ensino do professor de matemática. In: III Seminário de Estudos e Pesquisa Qualitativos, 2006, São Bernardo do Campo. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006. P. 1-16
BICUDO, M. A. V. A origem da Geometria (tradução de Husserl, E. The origin of Geometri.In: The Crisis of European Science: Northwertern University Press, 1970) www.sepq.org.br ,2006
BICUDO, M. A. V. Discurso em Memória (Tradução de Heidegger, M. “memorial address”. In Discourse on Thinking. New York: Harper & Row, publishers, 1966) www.sepq.org.br, 2006
BICUDO, M. A. V. Pesquisa Qualitativa: Significados e a razão que a sustenta. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 07-26, 2005.
BICUDO, M. A. V. Mudança na Prática de ensino do professor de Matemática: uma pesquisa qualitativa em fenomenologia. In: V CIBEM - Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, 2005, Porto. ACTAS. Porto: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2005
BICUDO, M. A. V Mathematics on Husserl's conception. In: II OPO Meeting and II Encuentro OOF, 2005, Lima. ANAIA - PUBLICADO EM CD-ROM. Lima: OPO and OOF, 2005.
BICUDO, M. A. V Fenomenologia e matemática. In: V CIBEM, 2005, Porto. Anais do V Congresso Ibero-Americano de Educação matemática, 2005.
BICUDO, M. A. V. Phenomenology and Mathematics. In: II Organization of Phenomenological Organizations Meeting, 2005, Lima. ANAIS del II OPO. Lima: PUC/Peru, 2005. p. 1-12
BICUDO, M. A. V. Compreendendo o pensamento sistêmico e a educação como poieses. In: V CIBEM, 2005, Porto. Anais do V CIBEM Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática. Porto, 2005. p. 1-2
PAULO, R. M. UTUARI, S. S. Stetic crossing between art and Mathematics: A interdisciplinary experience in teacher education courses. In: Congress InSEA: Interdisciplinary Dialogues in Arts Education. Viseu. Portugal, 2006.
PAULO, R. M. DIAS, M. A. Estudo do “Topos” dos alunos do Ciclo I do Ensino fundamental nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC. Florianópolis, SC, 2006
PAULO, R. M. DIAS, M. A. Níveis de Conhecimento e Flexibilidade Cognitiva no Ensino Fundamental I. Anais do XI Encontro Baiano de Educação Matemática. Bahia, julho de 2005.
PAULO, R. M.; DIAS, M. A.. As concepções de círculo e circunferência no Ensino Fundamental I. Anais do XI Encontro Baiano de Educação Matemática. Bahia, julho de 2005.
PAULO, R. M.; DALCIN, A.; CARDOSO, V. C. Percebendo a Matemática em sua dimensão estética sensível: uma proposta pedagógica. In: III Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Universidade Luterana do Brasil. Canoas. Rio Grande do Sul, 2005.
ANASTACIO, M. Q. A.. Pesquisa Qualitativa: Concepções e Perspectivas. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 11, p. 189-198, 2006.
ANASTACIO, M. Q. A CIÊNCIA E A MATEMÁTICA NUM ENFOQUE FENOMENOLÓGICO: CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS À MATEMÁTICA ESCOLAR. IN: RENATA CRISTINA GEROMEL MENEGHETTI. (ORG.). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: VIVÊNCIAS REFLETIDAS. SÃO PAULO: CENTAURO, 2006, V. ÚNICO, P. 79-94
BAIER, T. Relatório IISIPEM. In. Educação Matemática – Vivências refletidas. Renata Cristina Geromel Meneghetti (org.) São Paulo: Centauro, 2006. ISBN 85 – 88208 – 79 – 2
BAIER, T. Fenomenologia e Educação: um enfoque histórico-filosófico. Anais do Colóquio: Filosofia e Educação - Desafios e Perspectivas. 19 e 20 de outubro de 2006 – FURB - Blumenau SC - ISBN 85 – 7114 – 172 – X
BAIER, T.; SCHWERT, S.L. Trabalhando a geometria analítica com a postura fenomenológica. Anais do III SIPEM (Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática). Águas de Lindóia – SP – 10 a 14 de outubro de 2006. ISBN 85-89799-09-3
BAIER, T. Gestão institucional e fenomenologia. Co-autora: Maria Aparecida Viggiani Bicudo UNESP (Rio Claro).Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos &V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir (http://www.sepq.org.br). Universidade Metodista de São Paulo 1 a 3 de junho de 2006
BAIER, T. A função do 2º grau: uma possibilidade de abordar, no ensino médio, aspectos da teoria do caos ligados as questões ecológicas. Anais do III Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 20 a 22 de outubro de 2005 – ULBRA – Canoas – Rio Grande do Sul - ISBN 85-7528-154-2
BAIER, T. Tópicos da matemática em pesquisas quantitativas e qualitativas: aspectos históricos. Anais do II Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos - A pesquisa qualitativa em debate. Universidade do Sagrado Coração. Bauru. 25 a 27 de março de 2004
BAIER, T. Curvas que preenchem planos: um tema para um currículo atual, com enfoque etnomatemático. Anais do V ANPEd Sul (Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul) 27 a 30 de abril de 2004 - Curitiba – PR - ISBN 85 – 7292 – 111 - 7
BAIER, T.; GOTTARDI, J De Arquitectura Libri Decem de Marcus Vitruvius Pollio. Anais do SPHEM: Possibilidades de Diálogos. 1º Seminário Paulista de História e Educação Matemática. P. 657 – 662. São Paulo, 2005. IME-USP
BAIER, T. Compreendendo o pensamento sistêmico e a educação como poíesis. Pôster. V Congresso ibero-americano de educação matemática (V CIBEM) 17 a 22 de julho de 2005. Universidade do Porto (Portugal).
KLUTH, V. S. (Org.) . Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir. São Paulo: SE&PQ, 2006. v. 1.
KLUTH, V. S.; OLIVEIRA, E. S. M. ; ALONSO, R. . A ética intríseca a uma pesquisa educacional-matemática merleau-pontyana. In: III-Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos & V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006, São Bernardo. Anais III Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir. São Paulo : SE&PQ, 2006. v. 1.
KLUTH, V. S. Ciências exatas e ciências da religião: aproximações? distanciamentos?. In: III-Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos & V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006, São Bernardo. Anais - III Seminário Internacional de Pesquisa e estudos Qualitativos & V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir. São Paulo: SE&PQ, 2006. v. 1.
KLUTH, V. S. Um estudo introdutório da abstração como idealização. In: III - Seminário internacional de pesquisa em educação matemática, 2006, Águas de lindóia. III - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Recife: SBEM, 2006. v. 1.
KLUTH, V. S. Formação de professores: simetria matemática e tempo vivido. In: Renata Cristina Geromel Meneghetti. (Org.). Educação matemáitca - vivências refletidas. 1 ed. São Paulo: Centauro, 2006, v. 1, p. 121-135.
KLUTH, V. S.; SANTOS, T. ; TRISTAO, M. L. (Orgs). Caderno de Resumo - II seminário de pesquisa e Estudos Qualitativos. 1. ed. Bauru: , 2004. v. 1.
KLUTH, V. S. Ensaio/Resenha: Modern Algebra and the Rise of Mathematical Strutures. Revista brasileira de história da matemática, Rio Claro, v. 4, n. 7, p. 97-102, 2004.
KLUTH, V. S.; BICUDO, M. A. V.; PAULO, R. M. Philosophy of Mathematics Education. Phylosophy of Mathematics Education Journal, v. 18, 2004.
KLUTH, V. S. Uma visão fenomenológica do pensar algébrico. In: VIII - ENEM, 2004, Recife. Anais - VIII Encontro Nacional de Educação matemática, 2004. v. 1.
KLUTH, V. S. Pesquisando a construção do conhecimento algébrico: um mergulho na história. In: V Seminário Nacional de História da Matemática, 2003, Rio Claro. Anais V seminário Nacional de História da Matemática. Rio Claro: UNESP, 2003. v. 1. p. 453-463.
KLUTH, V. S. O TEMPO VIVIDO PELO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DE SIMETRIA MATEMÁTICA. IN: II - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2003, SANTOS. ANAIS II SIPEM. SÃO PAULO: SBEM, 2003. V. 1.
MENEGHETTI, R.C.G. & REDLING., J. P. Atividades Didático-Pedagógicas para o Ensino Médio de Álgebra- Caderno de Resumos do IX ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática: Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte – Minas Gerais- 18 a 21 de julho de 2007. p.56 (RESUMO)
MENEGHETTI, R.C.G. & SILVA, E. B. O Ensino Médio de Geometria por meio de uma Proposta Alternativa- Caderno de Resumos do IX ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática: Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte – Minas Gerais- 18 a 21 de julho de 2007. p.128. (RESUMO)
MENEGHETTI, R.C.G. & Asis, A.C. “ Atividades Lúdicas e Experimentais para o ensino de frações incorporadas a uma proposta pedagógica” Actas (cd-romASLV7002-2-3 0505010242-33334)V CIBEM Congresso Ibero-americano de Educação Matemática) - 17-22 de julho de 2005, Faculdade de Ciência da Universidade de Porto- Portugual (Associação dos Professores de Matemática de Portugual).
Passos, C.L;.Zuffi, E.M.; MENEGHETTI, R.C.G.; Lamonato, M. Gonçalves, J.P.; Campaña, T.C.D.; Souza, R.D; Souza, V.S.E., Souza, J.M “Investigações Geométricas no Contexto de uma Escola Pública Brasileira pedagógica” Actas (cd-romASLV7002-2-3 0505010242-33334) V CIBEM Congresso Ibero-americano de Educação Matemática) 17-22 de julho de 2005, Faculdade de Ciência da Universidade de Porto- Portugual (Associação dos Professores de Matemática de Portugual).
MENEGHETTI, R.C.G. “Desenvolvimento e aplicação de uma proposta pedagógica para o ensino e aprendizagem de matemática” in anais do IIISIPEQ e VEFAE (III Seminário Interncional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir)- de 01-03 de junho de 2006 na UNIMESP-São Paulo.SE&PQ- UNIMESP-SOBRAPE (cd-rom ISBN- 85-98623-02-2)
MENEGHETTI, R.C.G. & NAKANO, A.L. Aspectos da Concepção do Conhecimento em Husserl in anais do IIISIPEQ e VEFAE (III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir)- de 01-03 de junho de 2006 na UNIMESP-São Paulo.SE&PQ- UNIMESP-SOBRAPE (cd-rom ISBN- 85-98623-02-2)
MENEGHETTI, Renata C.G . " Uma Proposta Pedagógica para Educação Matemática" in anais III SIPEM (III Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática) G11- Filosofia da Educação Matemática- Águas de Lindóia- São Paulo- Brasil- 11 a 14 de outubro de 2006. Promoção: Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Publicação em cd-rom ISBN 85-89799-09-3 (CNPJ 04.229.761/0004-13, julho/06).
Meneghetti, R.C.G. “A historical and philosophical analysis about logical and intuitive aspects in the constitution of mathematical knowledge”. Proceedings HPM 2004 &ESU4-ICME10 Satellite Meeting of the HPM Group:& Fourth European Summer University-History and Epistemology in Mathematics Education.( Uppsala July 12-17, 2004) Revised Edition. Edited by: F. Furinghetti, S. Kaijser and C. Tzanakis. Copyright 2006- Printed by: media-University of Crete-ISBN: 96088712-8-x.pp.601-614.
MENEGHETTI, R.C.G.Apresentação e Discussão de Uma Proposta Pedagógica para Educação Matemática, in anais da XII Conferência Interamericana de Educación Matemática,. Organizado pelo Comitê Interamericano de Educadión Matemática e pelo Grupo Internacional Comission on Matemathical Instrutuction. Local: Centenária Benemérita escuela Normal Del Estado de Querétaro “Andrés Balvanera”- Santiago de Querétaro-México- julho2007. ISBN: 978.968.9166.01.6
MENEGHETTI, R.C.G; SILVA, E.B. Abordagem Metodológica Alternativa para o Ensino Médio de Geometria, in anais da XII Conferência Interamericana de Educación Matemática,. Organizado pelo Comitê Interamericano de Educadión Matemática e pelo Grupo Internacional Comission on Matemathical Instrutuction. Local: Centenária Benemérita escuela Normal Del Estado de Querétaro “ Andrés Balvanera”- Santiago de Querétaro-México-julho de 2007. ISBN: 978.968.9166.01.6
MENEGHETTI, R.C.G. & REDLING., J. P. Atividades Didático-Pedagógicas para o Ensino Médio de Álgebra- In anais IX ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática: Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Beijo Horizonte – Minas Gerais- 18 a21 de julho de 2007. Cd- rom- ISBN: 978.85.98092.05.8. pp.1-22
MENEGHETTI, R.C.G. & SILVA, E. B. O Ensino Médio de Geometria por meio de uma Proposta Alternativa- In anais do IX ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática: Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte – Minas Gerais- 18 a21 de julho de 2007. Cd- rom- ISBN: 978.85.98092.05.8. pp.1-18
MENEGHETTI, R.C.G. & Botta, E.S. Matemática e Meio Ambiente: poluição dos lagos- In anais do IX ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática: Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte – Minas Gerais- 18 a21 de julho de 2007. Cd- rom- ISBN: 978.85.98092.05.8. pp.1-19.
MENEGHETTI, R.C.G. “Influências da Filosofia da Matemática na Filosofia da Educação Matemática”. Revista Comunicações, ano 12, no 2, novembro de 2005. (ISSN- 0104-8481) – Universidade Metodista de Piracicaba, pp. 116-132.
MENEGHETTI, R.C.G. & Nunes, A C.A. Aplicação de uma Proposta Pedagógica no Ensino dos Números Racionais. Educação Matemática em Revista: Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Ano 13- n.20/21 Dezembro de 2006.pp. 77-86
AMORIM, R.R.; AMORIM, D.G.; MENEGHETTI, R.C.G.;ROMERO, R.F.; LAMA, M.; SANCHEZ, E. O uso de uma ontologia de IMS Learning Design como meta-modelo pedagógico para representar unidades de aprendizagem. In anais do XVII SBIE: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação- SBC/Mackenzie/USP. Nov.2007- cd-rom ISBN: 978-85-7669-156-3. . (Workshop1:Modelos Pedagógicos em Educação à Distância).
MIARKA, R. Seu Deives: um estudo de caso utilizando a História Oral sob uma perspectiva nômade-deleuziana. In: III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2006, São Bernardo do Campo. III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos. São Bernardo do Campo: ANAIS III SIPEQ & V EFAE, 2006. v. 1. p. 1-9.
MIARKA, R. CONCEPÇÕES DE MUNDO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E FÍSICA. IN: X ENCONTRO BRASILEIROS DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2006, BELO HORIZONTE. X EBRAPEM -, 2006. P. 1-13
MOCROSKY, L. F. A concepção de professores de matemática do ensino fundamental e médio sobre o uso de calculadoras em sala de aula. In: III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006, São Bernardo do Campo. Ética na Pesquisa, 2006.
SANTOS, M.R. Pavimentações do Plano: um estudo com professores de Matemática e Arte. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de pós-graduação em Educação Matemática, 2005, São Paulo. Anais do IX EBRAPEM, 2005.
SANTOS, M. R. Pavimentações, Matemática e Arte. In: III Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos e V Encontro de Fenomenologia e Análise do Existir, 2006, São Bernardo do Campo. Anais do III SIPEQ e V EFAE, 2006.

Voltar